OPEN projeta Museu Marítimo de Shenzhen em forma de icebergs

O escritório OPEN Architecture compartilhou conosco sua proposta para o concurso do Museu Marítimo de Shenzhen, um projeto para um centro de educação marinha à beira-mar na China. Intitulado Icebergs and the Sea, o museu foi idealizado como um elemento orgânico natural: seis "icebergs" de vidro emergem na costa subtropical para fomentar a conscientização sobre o aquecimento global e a proteção do meio ambiente marinho.

OPEN projeta Museu Marítimo de Shenzhen em forma de icebergs - Imagem 2 de 7OPEN projeta Museu Marítimo de Shenzhen em forma de icebergs - Imagem 3 de 7OPEN projeta Museu Marítimo de Shenzhen em forma de icebergs - Imagem 4 de 7OPEN projeta Museu Marítimo de Shenzhen em forma de icebergs - Imagem 5 de 7OPEN projeta Museu Marítimo de Shenzhen em forma de icebergs - Mais Imagens+ 2

OPEN projeta Museu Marítimo de Shenzhen em forma de icebergs - Imagem 2 de 7
Cortesia de Open Architecture

A imagem dos icebergs deslocados "soa um alarme: o impacto do derretimento das calotas polares pode não estar muito longe de nossa vida cotidiana!" A proposta foi uma das três vencedoras escolhidas pelo júri, dentre 15 proeminentes equipes internacionais. 

OPEN projeta Museu Marítimo de Shenzhen em forma de icebergs - Imagem 6 de 7
Cortesia de Open Architecture

Partindo da premissa de proteger o ecossistema costeiro, o projeto da OPEN substitui o dique existente por uma zona de defesa composta por camadas. De acordo com a equipe, essa zona intermediária será ocupada por manguezais restaurados, uma barreira natural de proteção que também serve como habitat para a vida marinha e aves migratórias.

Na área expositiva, o espaço principal terá um pé-direito elevado que garantirá a flexibilidade necessária para abrigar diferentes tipos de exposição. As demais salas expositivas serão dispostas ao longo de um percurso circular.  

OPEN projeta Museu Marítimo de Shenzhen em forma de icebergs - Imagem 4 de 7
Cortesia de Open Architecture

Um volume irregular que faz lembrar uma geleira abrigaria as instalações de pesquisa, escritório e acervo do museu. Cinco volumes de vidro duplo semelhantes a icebergs emergem do mar e abrigam os principais programas públicos: hall, biblioteca e espaços de educação infantil, ao mesmo tempo que proporcionam aos visitantes um sentido de orientação e lugares para encontro e lazer. Um solitário iceberg, afastado do grupo mar a dentro, abriga um teatro. 

Via Open Architecture

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "OPEN projeta Museu Marítimo de Shenzhen em forma de icebergs" [OPEN Designs Glass "Icebergs" for Shenzhen Maritime Museum] 30 Mar 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/959094/open-projeta-museu-maritimo-de-shenzhen-em-forma-de-icebergs> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.